A busca por crédito no país teve um crescimento de 4,03% em julho de 2024 em comparação com julho de 2023. Na passagem de junho de 2024 para julho de 2024, o número teve crescimento de 6,60%. É o que mostra o Indicador de Demanda por Crédito da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
“A todo momento o consumidor recebe propostas e ofertas tentadoras de crédito e de consumo. A digitalização dos bancos aproximou e facilitou a tomada de crédito, o que é positivo por um lado, mas também alcança mais facilmente aqueles que se excedem na hora de tomar crédito. Com a melhoria da renda e dos índices de empregos, a população deve ficar atenta para evitar se endividar além da conta. O crédito é uma importante ferramenta para a conquista de bens, mas deve ser utilizado com cautela e responsabilidade”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.
Analisando o perfil do consumidor que buscou crédito no Brasil em julho, nota‐se que o público predominante é o masculino, com participação de 53,43%. Na abertura por faixa etária, o público com participação mais expressiva foi de 40 a 49 anos, que representou 25,26% do total.
O indicador aponta que, do público consultado, 4% contrataram algum serviço de crédito. Os dados mostram que desse público, 78,31% contrataram Empréstimo e 19,92% Financiamento, totalizando 98,23%. Lembramos que um mesmo CPF pode contratar mais de um produto.
Observando a abertura por grupos financeiros que realizaram consultas em julho, o grupo com participação mais expressiva no Brasil foi de Seguros de vida e não vida (31,35%), seguido por Bancos e Cooperativas (30,42%), que totalizam 61,77% das consultas.
No momento da consulta, 30,61% dos consumidores possuíam alguma restrição ativa.
“É preciso analisar bem o tipo de crédito antes de fazer qualquer contratação. O contrato deve ser lido cuidadosamente, e o consumidor deve ficar atento às taxas de juros. Cartões de crédito e cheque especial possuem taxas elevadas e são responsáveis pela maior parte das dívidas. Além disso, é necessário atenção aos outros custos envolvidos na contratação do crédito”, alerta o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.
Abrindo os resultados por região, o Sudeste apresentou a maior participação no número de consultas em julho, com 46,87%, seguido pelo Nordeste (20,47%), Sul (18,64%), Centro‐Oeste (8,06%) e Norte (5,97%).
SOBRE A PORTA-VOZ
MERULA BORGES: Especialista em investimentos e risco pela Fundação Getúlio Vargas, especialista em Gestão de Negócios pelo IBMEC, bacharel em Administração de Empresas. Com mais de 12 anos de experiência na área financeira, atualmente exerce a função de coordenadora financeira e administrativa na Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.
Fonte: site.cndl.org.br
Conheça os serviços e benefícios de um associado: • Consulta SPC Brasil • Consulta Cheque (cheques sem fundos, sustados e extraviados) • Confirmação dos dados cadastrais, endereço e telefone • Inclusão e exclusão de registro a nível nacional • Emissão de relatórios diversos • Acesso via internet em tempo real
Sala para reuniões e treinamentos • Tem capacidade para 66 pessoas sentadas • Poltronas são estofadas • O palco possui mesa diretora para 05 (cinco) lugares • Sistema de sonorização com 01 microfone com fio e 01 microfone sem fio • Púlpito • Ar condicionado
Monte seu escritório em nossas salas.
Rua Presidente Vargas, 200
Simão Dias, Sergipe
CEP: 49480-000