Na última quarta-feira (19) a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) distribuiu para suas entidades o “Manifesto do Varejo“, um documento que lista as pautas prioritárias do setor de Comércio e Serviços e que pode ser utilizado pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) nas eleições municipais de 2024.
O material, que tem origem na área de Relações Institucionais e Governamentais da CNDL e execução da área de Comunicação da entidade, levanta questões e sugere soluções para temas como arrecadação, segurança pública, combate ao comércio ilegal, revitalização urbana, entre outros, que poderão fazer parte do debate político dos candidatos a deputados estaduais, prefeitos e vereadores.
“A ideia é municiar nossas lideranças com informações de qualidade para que elas defendam os interesses do setor em seus municípios e fortaleçam o papel institucional das nossas entidades”, explica o presidente da CNDL, José César da Costa, que coordenou pessoalmente o projeto.
José César lembra que o documento não impõe qualquer demanda às entidades do Sistema CNDL. Ao contrário, ele deve ser customizado de acordo como os interesses locais.
“A intenção é que cada CDL adapte o conteúdo às especificidades de seus municípios e garanta que as demandas locais sejam atendidas de maneira eficaz”, explica o dirigente.
O Manifesto, que tem como base sugestões colhidas das áreas de RIG das entidades, também serve como reforço de agendas identificadas como fundamentais para o desenvolvimento das economias regionais, como a digitalização dos serviços públicos e racionalização dos recursos dos municípios.
Para José César, o Manifesto pode ser traduzido como um gesto cívico das entidades durante o processo eleitoral que não atende nenhuma denominação política ou partidária.
“É importante ressaltar que a iniciativa da CNDL não tem caráter partidário ou ideológico. O objetivo é fortalecer o processo democrático e o exercício da cidadania, promovendo uma ação ativa, construtiva e institucional”, diz Karoline Lima coordenadora de RIG da CNDL.
O Manifesto do Varejo faz parte de um projeto de fortalecimento das ações de RIG do Sistema CNDL, iniciado no mês de maio com o lançamento da Cartilha Orientativa das Eleições Municipais.
A cartilha é um guia conciso sobre o papel das entidades do Sistema na formulação de políticas públicas. Segundo José César, a cartilha, somada ao Manifesto do Varejo, dá às entidades do Sistema ferramentas valorosas de negociação nas disputas municipais.
“Esses dois documentos resumem bem uma das funções primordiais da CNDL, que é a de apoiar nossas CDLs a se tornarem cada vez mais relevantes em suas regiões e, assim, fortalecer todo o Sistema CNDL e os ideais do associativismo e da livre iniciativa”, diz o dirigente.
Fonte: site.cndl.org.br
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